Costa Rica e Portugal

A seleção para os campus na Costa Rica (abril 2019) e em Portugal (setembro 2019) faz-se através do congresso virtual internacional CLMNTK19. O meio de seleção é a plataforma mediante a qual se expõem, avaliam e selecionam os trabalhos de sensibilização ambiental. A participação nesta etapa está aberta a todos os centros educativos, sempre que se cumpram as bases estabelecidas no procedimento de participação.

Foto 1. Costa Rica

A partir desta plataforma, levar-se-á a cabo a seleção de estudantes que poderão participar nos dois campus internacionais. Portanto, a plataforma permitirá selecionar os alunos da América do Norte Latina que assistirão ao Primeiro Campus Climántica Iberoamérica (de 8 a 12 de abril de 2019) e os participantes de todos os países da Europa e América do Norte Latina que assistirão ao Terceiro Campus Internacional Climántica na Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro (de 4 a 8 de setembro de 2019).

Foto Aveiro 1

Para se efetuar esta seleção irão realizar-se três avaliações, as duas primeiras para o Campus da Costa Rica, e a terceira para o Campus de Portugal. Em todas elas tomar-se-ão em consideração todos os trabalhos publicados desde a abertura da plataforma.

  1. A primeira avaliação desenvolver-se-á entre 15 e 20 de fevereiro, e permitirá selecionar os 20 representantes dos países da América do Norte Latina (dentro dos que iniciam o ano letivo em setembro).

    Foto 2. Costa Rica

  2. A segunda avaliação, que se realizará de 28 de fevereiro a 3 de março, permitirá selecionar os 20 alunos que representem os países da América do Norte Latina (que começam o ano letivo em fevereiro, e que necessitam de alojamento). Também permitirá selecionar os 40 alunos locais que possam deslocar-se diariamente desde São José (Costa Rica) e que, portanto, não necessitam alojamento.

    Foto Aveiro 2

  3. A terceira avaliação, que se realizará entre 31 de maio e 6 de junho, permitirá selecionar os 60 alunos dos países da Europa e da América do Norte Latina que assistirão ao Terceiro Campus Internacional Climántica na Fábrica, Centro Ciência Viva.

Campus de Costa Rica

Foto 3. Costa Rica

Primeiro Campus internacional Climántica Iberoamérica e pós-campus internacional: levar-se-ão a cabo em São José, Costa Rica, de 8 a 12 de abril de 2019. A fase campus está aberta a todos os países iberoamericanos. Durante os 5 dias que durará o campus, trabalhar-se-á em grupos vinculados a dois tipos de projetos, um musical e curta-metragens, que serão produtos para a sensibilização e difusão através de internet. No pós-campus, devido à mudança de sede que terá lugar uma vez finalizado o campus, terão prioridade, devido às limitações de espaço, os alunos dos três países organizadores: México, Espanha e Portugal. Este pós-campus (opcional), direciona-se para o conhecimento do meio envolvente e acontecerá entre 13 e 18 de abril de 2019. Os dois eventos (campus e pós-campus) contarão com a participação dos alunos e docentes selecionados no campus virtual.

Campus de Aveiro

Foto 3. Aveiro

Terceiro Campus internacional Climántica na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro: Este campus realizar-se-á em Aveiro de 4 a 8 de setembro de acordo com o modelo seguido nos dois anos anteriores. Está em estudo a possibilidade de organizar um pós-campus na Galiza como já se realizou na edição de 2017. Os objetivos, conteúdos e metodologia são os mesmos que os do Primeiro Campus Climantica Iberoamérica.